O que é Autoconfiança?
Autoconfiança é a capacidade de acreditar no próprio potencial para realizar ou conquistar algo. Ela está relacionada à segurança que as pessoas têm em si mesmas e a confiar nas suas habilidades e características para as suas realizações. Autoconfiança é nutrir uma crença forte em si mesmo.
Como são as pessoas sem Autoconfiança?
Pessoas com baixa Autoconfiança são geralmente extremamente inseguras, duvidam da própria capacidade e não acreditam no próprio potencial. Elas também sentem medo constante, em várias áreas, como medo do fracasso, medo de desafios, medo de rejeição, e vários outros. Além disso, são pessoas que nutrem muitas dúvidas, como por exemplo, se começam a se envolver com alguém, se perguntar “será que vai dar certo?”, “será que ela gosta de mim?”. Muitas vezes, essas pessoas também são desconfiadas, pessimistas, negativas e retraídas. E, não podia ser de outro jeito, essas pessoas têm a autoestima baixa, pois a autoconfiança é um dos pilares da autoestima.
Por que existem tantas pessoas com a Autoconfiança abalada?
A raiz desse problema está na infância. Quando a criança é desqualificada em algum comportamento, isso pode gerar crenças de incapacidade, de não conseguir fazer nada, de não ser bom o bastante. Um exemplo é quando um adulto fala para a criança “você não sabe fazer nada, deixa que eu faço isso!”. Essa frase já pode causar uma rachadura na autoconfiança da criança e provavelmente ela levará isso ao longo da vida.
Quando a criança não se sente amada, se sente desvalorizada ou desconsiderada, vão ser geradas crenças de não amor, de não valer de nada, se não ser merecedor de amor, e várias outras.
Outro problema está quando os pais passam à frente dos filhos e fazem as coisas no lugar deles. Um exemplo seria a fala “nossa, isso é muito difícil para você, deixa que eu faço”. Isso gera uma sensação de “não ser capaz” de fazer as coisas. Por isso é importante permitir a criança experimentar fazer as coisas.
Além do relacionamento familiar, outros também pode influenciar, como relacionamentos amorosos, de trabalho ou amizades. Quando o indivíduo é desqualificado, se sente abandonado ou menosprezado nessas relações, sua autoconfiança é abalada.
Dicas para desenvolver Autoconfiança:
Lembrando que a ajuda de um profissional não pode ser substituída.
Clique aqui para agendar uma sessão.